Resenha: Corte De Gelo e Estrelas (A Court Of Thorns and Roses #3.5) - Sarah J. Maas

20.5.18


Aviso 1 - Essa postagem será basicamente uma copilação de gifs, pensamentos e teorias aleatórias sobre ACOFAS (A Court of Frost and Starlight). Nenhum texto estruturado aparecerá nos próximos capítulos;

Aviso 2: Spoilers sobre todos os livros, incluindo ACOFAS, estão inclusos nesse texto. Prossiga com atenção.

 ACOFAS é aquele famoso livro, à la Sarah J. Maas que veio no universo só para tapar buraco e agregar nada na sua vida, a não ser talvez te empobrecer porque a versão importada em capa dura está com o preço lá nas estrelas de Velaris (nada como uma tentativa de piada literária sem graça para animar a resenha).
 Então, antes de pegar esse livro tenha em mente que nada de importante acontecerá aqui. Basicamente, ACOFAS é um conto de Natal onde Feyre e seus amiguinhos passam os dias fazendo compras, decorando a casa e fazendo festinhas noturnas - regadas a bebidas alcoólicas - para livrarem-se do estresse pós-guerra. 
 Não fosse a única cena de sexo entre Feyre e Rhys - item obrigatório nas obras de SJM - esse pequeno livrinho poderia ser o próximo filme da "Sessão da Tarde" onde, "fadas despirocadas comemoram o Natal, mas chamam a data de Solstício" (obs: Rhys e Feyre tendo relações íntimas enquanto voavam foi o ápice do multitasking, na falta de uma palavra melhor)


 Todavia, por algum milagre do destino ou meu bom humor no momento, até que gostei de "A Court Of Frost and Starlight". Talvez por já estar calejada com as obras de Sarah J. Maas, todas as minhas expectativas estavam nos lugares corretos e eu consegui me divertir com esses personagens e suas piadas internas.
 E verdade seja dita: eu estou nesse fandom única e exclusivamente por Nessian. E talvez Elain e Azriel - não, eu não quero saber que o Lucien é mate da garota. Portanto, toda vez que meu menino Cassian tinha um capítulo narrado sobre seu ponto de vista eu ficava encantada em perceber o quanto ele só pensava em Nesta.
 Meu Illyrian lindo e feminista, além de treinar as garotas para transformá-las em guerreiras, observava Nesta silenciosamente enquanto a garota bebia todas e dormia com qualquer um que aparecia em sua frente. MY POOR BABY.
 Sem mencionar a falta de consideração da Sarah J. Maas ao fazer o rapaz comprar um presente para Nesta na noite do Solstício e não nos mostrar o que ele comprou.


 Enfim, o que me motiva a viver é saber que ACOTAR #4 será sobre esse dois lindos e maravilhosos. Afinal, se essa fala de Rhys não é a confirmação de que eles são mates, eu não sei mais no que acreditar:

"Nesta had made it clear enough she had no interest in Cassian - not even in being in the same room as him. I knew why. I'd seen it happen, had felt that way plent"

 Com relação aos outros personagens, Elain e Az estão aqui em segundo lugar na lista do ship. Meu casal meigo, terá que descobrir algum jeito de desfazer esse laço entre mates por que Azriel merece ser feliz em algum momento dessa narrativa e ninguém melhor que Elain para curar seus traumas e acalmar seu coração (olha só, como estou poética).
 Apesar do fadado triângulo amoroso envolvendo esses personagens, estou curiosa para descobrir como a autora lidará com sua própria bagunça de sentimentos e emoções envolvendo Azriel/Lucien/Elain.
 Já Mor e Amren são legais, mas a narrativa das meninas ainda não consegue segurar minha atenção. Os capítulos de Mor são promissores e talvez, quando SJM tirar o foco de Feyre e Rhys nos próximos volumes, o plot envolvendo a garota se torne mais substancial.
 Tamlin é outro personagem que a autora não sabe o que fazer. Tenho a impressão de que Maas não quer abandoná-lo completamente e por isso tenta fazer o leitor engolir suas aparições sem sentidos em todos seus livros. Rhys ter ido até a casa do homem para fazer uma "DR" foi algo totalmente sem sentido. 
 Devido sua ligação com Lucien, acredito que Tamlin continuará aparecendo nos próximos livros, só espero que Sarah J. Maas não resolva explorar algum tipo de narrativa redentora para o rapaz (o que provavelmente é algo que ela fará, mas sonhar não custa nada).
 Em suma, estou feliz que esse foi o último livro sobre o ponto de vista de Feyre e Rhys. Já tivemos descrições suficientes sobre o como eles são lindos, maravilhosos e bons em tudo o que fazem. Sem falar que eu não aguento mais a Feyre encarnando o Pablo Picasso em todos os livros dessa trilogia. Já entendemos, você gosta de pintar. Agora vamos seguir em frente e encontrar novos hobbies que não envolvam desenhar Rhys nú ou fazer sexo com ele no meio das tintas.
 Mas, apesar de todas essas ressalvas, ACOTAR é uma das minhas séries favoritas e de um jeito estranho e carinhoso, eu adoro criticar e acompanhar os acontecimentos desse universo. Desde o primeiro livro, tantos novos personagens secundários foram introduzidos e já está mais do que na hora deles terem seu momento ao sol. 
 Que venha ACOTAR #4 e toda a glória que é Nesta e Cassian.
  


 Classificação: 4 de 5 estrelas (3 estrelas para a obra + 1 estrela para Nessian)

x

Comprar a obra:
Edição Importada - Capa Dura: A Court of Frost and Starlight

Leia Também

4 comentários

  1. pode conter spoilers*

    Aaah eu tenho tanto pra falar desse conto! Vamos começar sobre como Feysand tratou Lucien,aquele diálogo no jantar me deu vontade de estrangular Feyre, eu fico feliz que Lucien tenha arranjado amigos, esse cara merece ser feliz! E sobre Nesta que é minha personagem preferida da VIDA, eu tenho TANTO pra falar,eu reconheço que as pessoas tem motivos claros para odia-la por ela ter deixado feyre ir caçar tão nova e sozinha, mas nunca lembram do maldito pai delas, nem de Elain! E essas mesmas pessoas amam personagens que fizeram horrores durante séculos! É mesmo que Nesta não seja super simpática, essas pessoas poderiam no reconhecer oque essa mulher fez! Nesta não e alguem de palavras mas sim de atitudes! Às pequenas demonstrações de afeto que ela faz me deixam tão orgulhosa do meu bebê! Toda vez que ela aparece ou é citada quase me faz berrar de emoção, eu odiei como a trataram, essa intervenção foi ridícula para alguém que está traumatizada com a guerra! eu odiei a cena do jantar quando Rhysand a ameaça! Estou esperando anciosamente a Nestha dar um pisao no Rhysand, quero que ele precise muito dela um dia, e que implore por ajuda, eu nunca gostei dele é de Feyre,eu até tentei, mas não deu, a Feyre não evoluiu como personagem, ela é tão imatura na maioria das vezes, Rhysand e o Circulo interno a colocam em um pedestal, Feyre idólatra Rhysand de forma tão irritante que eu pulo algumas partes do livro porque não suporto eles dois! É uma encheção de saco cansativa, como as pessoas amam tanto esses dois? Meu Deus, aaah e vamos falar sobre as duas vezes que Rhysand obrigou Mor a encontrar com Eris e Keir, que deixaram ela traumatizada! Ele não respeita isso! Eu ate simpatizo com Eris mas isso não apaga oque ele fez! Eu quero que Lucien, Mor e Nestha fiquem longe desse povo, sobre Elain não tenho oque falar ela e um doce mas não simpatizo com ela, assim como Azriel, e não tenho nada a declarar de Amren, mas voltando a Nestha e a Cassian, às vezes shippo, as vezes não, porque Cassian pisa muito na bola, aquela cena em que ele a leva pra casa e fala algo do tipo "não sei porque suas irmas te amam" me deixou TÃO PUTA, fora a diversas outras vezes que ele empurrou ela para longe quando ela se aproximava, daí ele voltava com as provocações irritantes, eu so queria voar em cima dele e pedir para que ela ignorasse ele, mas daí eu lembro das vezes em que ele foi um fofo ou morreu por ela, dai lembro como ele trata ela como merda na frente do círculo interno, tá difícil shippar esses dois! Enfim, eu ainda tenho bastante pra falar, mas esse comentário já tá gigante, AMEEEI A RESENHA POR MAIS PESSOAS QUE AMEM NESTHA ESSA MULHER MERECE SER AMADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "a queen without a throne" - Disse SJM, sobre Nesta em ACOTAR. E é exatamente isso que define essa rainha chamada Nesta *mic drop*

      Excluir
  2. Eu espero que ela se torne uma rainha de verdade e dê um pisão em rhysand!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *batendo palmas mentalmente para esse comentário maravilhoso*

      Excluir